Implantodontia

É a área da Odontologia que promove a reabilitação oral por meio da utilização de Implantes Dentários, onde os Implantes, parafusos ancorados no tecido ósseo,  substituem a raiz de dentes servindo como base para a instalação de coroas/ próteses, restabelecendo a estética e a função mastigatória.

Inicialmente os Implantes foram utilizados para casos de desdentados totais inferiores. Havia um protocolo muito rígido onde após a instalação dos Implantes era necessário esperar cerca de 6 meses de cicatrização óssea (osseointegração) para a instalação da prótese.

Devido ao imenso índice de sucesso, os Implantes passaram a ser utilizados para outros tipos de casos, desdentados parciais e até unitários. Também passaram a ser alvos de inúmeros estudos científicos que trouxeram grandes avanços tecnológicos bem como de protocolos de utilização. Atualmente, os Implantes podem ser utilizados para praticamente todos os casos de reposição dentária e em alguns podendo ser realizada a chamada Carga Imediata, em que a instalação da Prótese ocorre “imediatamente” após a instalação do Implante ou em um curtíssimo prazo de tempo.

Casos Parciais

Casos Unitários

Casos Especiais

Desdentado Total

Tradicionalmente, as reabilitações  para desdentados totais, com a utilização de Implantes, podem ser divididas em dois tipos : Protocolos e Overdenture.  Em casos especiais,  há a possibilidade de se repor cada dente com um implante.

Overdenture

Overdenture, Dentadura Grampeada ou Sobredentadura, nada mais é do que uma Dentadura convencional (Removível) grampeada à implantes. Essa modalidade de prótese pode ser utilizada como temporária, provisoriamente, ou mesmo definitiva. Usualmente requerem menor quantidade de Implantes: Inferior 2 e superior 2 a 4 . Existem vários sistemas de grampeamento:  Ouring; Barra clip e até sistemas imantados. Cabendo ao Implantodontista a melhor escolha.

Ouring

Barra Clip

Protocolo

As Próteses tipo Protocolo são as soluções mais utilizadas com implantes para desdentados totais, são Próteses Fixas parafusadas nos implantes dando ao paciente uma sensação de estabilidade total. Tradicionalmente são utilizados de 6 a 8 Implantes no arco superior e 3 a 6 no inferior. A prótese possui uma barra metálica sobre a qual os dentes são aplicados, podendo, os dentes,  serem de cerâmica ou resina. No caso do protocolo cerâmico, a barra metálica pode ser substituída por Zircônia (100% em Cerâmica).  

Esta modalidade de tratamento devolve ao paciente a capacidade mastigatória absoluta, com um resultado estético extremamente satisfatório já que repõe gengiva e dentes e tudo pode ser escolhido pelo dentista como: coloração, tanto gengival quanto dental; tamanho; formato e posição dos dentes.